Professoras do Instituto de Biologia da UnB.

A REINTEC é o resultado de parceria entre a UnB, o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Secretaria de Educação do DF, o Zoológico de Brasília, o Jardim Botânico de Brasília e o Planetário de Brasília. A REINTEC foi selecionada pela chamada MCTIC/CNPq nº 5/2019 do Programa Ciência na Escola e conta com um orçamento de R$3.500.000,00 para ser executado no período de 30 meses. O Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de Ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Participam da rede 10 subprojetos, sendo 3 do IFB e 7 da UnB. Desses, 3 são de docentes do IB: Professoras Ana Julia, Julia Klaczko e Márcia Mortari.

Os projetos coordenados por essas docentes são respectivamente:

1. Ensino de Ciências em contextos de diversidade: com o objetivo de promover a formação inicial e continuada de professores de Ciências e estimular o interesse dos estudantes da educação básica pelas Ciências, a partir da perspectiva do ensino por investigação e da colaboração institucional entre as escolas e a universidade. A proposta é de elaborar, produzir e adaptar recursos didáticos e/ou estratégias de ensino para contextos pedagógicos na sala de aula regular e também em ambientes negligenciados como salas de recursos, classes hospitalares, atendimento pedagógico domiciliares, unidades socioeducativas, no contexto do ensino de ciências.
  2. Coleção vai à escola: com o objetivo de disponibilizar material didático (peças anatômicas de animais vertebrados preparados em resina, e impressos em 3D) para ensino de Biologia nas escolas no ensino fundamental e médio. Juntamente com material de apoio teórico didático para auxiliar nas aulas práticas nas escolas do Distrito Federal.
  1. NeuroIn: com o intuito de favorecer a educação dos estudantes por meio e evidências neurocientíficas. O projeto busca aprimorar a docência com a formação dos educadores e o trabalho com os estudantes, com metodologias modernas e focadas nas diferenças cognitivas dos alunos.

2019 11 Professoras do IB Coordenadoras de subprojetos da REINTEC

Professoras do IB Coordenadoras de subprojetos da REINTEC (Julia Klaczko; Márcia Mortari e Ana Júlia Pedreira - da esquerda para a direita)

Resultados esperados

De forma geral os subprojetos que compõem a REINTEC visam a formação de professores, além da a produção de materiais didáticos que auxiliem tanto na docência desses professores quanto na aprendizagem de Ciências dos seus alunos. Dentre esses materiais didáticos destacam-se livros-manuais, vídeos, jogos, games de realidade aumentada, modelos variados, animais diafanizados e impressos em 3D, além de roteiros que poderão ser utilizados em aulas práticas. Esses materiais serão produzidos pelos docentes responsáveis pelos subprojetos, alunos de pós graduação e graduação, o que visa envolver estudantes da universidade, e também pelos professores das escolas e seus estudantes, envolvendo também a educação básica.